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Etapas do Inbound Marketing: Atrair

Olá, Leitores… hoje chegou o dia de falar sobre como atrair clientes através do Inbound Marketing, a primeira etapa de como mudar todo o marketing de seu negócio e torna-lo rentável de verdade!. 

 

Etapas do Inbound Marketing: Atrair

As técnicas que aplicamos no Inbound Marketing seguem uma sequência lógicas de etapas.
Toda essa estratégia de sucesso seguem as seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Estas etapas formam um ciclo inteligente de negócios. Vamos explicar em detalhes cada uma delas.

 

Atrair

No Inbound Marketing uma coisa é simples de compreender: se você tem um site que não tem visitas, este site não gera Leads e sem o Leads não há vendas, sendo assim este site, por exemplo, não tem valia alguma para a empresa.

Por este motivo é sempre importante dizer que a primeira etapa no Inbound Marketing é “Atrair” e sem dúvidas não poderia ser diferente. A grande jogada dessa etapa é simples, ao invés de empenhar-se em buscar pessoas que talvez poderiam vir a se interessar por seu negócio, aplica-se técnicas que atraem pessoas, que por espontânea vontade já se interessam por determinado serviço e/ou produto. Dessa forma, resultando em Leads reais, um público mais propenso a consumir este serviço e/ou produto.

As mais diversas formas de fazer tudo isso acontecer serão ditas logo abaixo e você precisa saber um pouco sobre cada uma delas:

 

Blog

Utilizar este recurso, geralmente está atrelado a uma estratégia de Marketing de Conteúdo, um dos principais pilares do Inbound Marketing. Mas vale dizer que contrário ao que parecer ser, utilizar ferramentas de blog não é apenas publicar um site repleto de conteúdo aleatórios sobre um determinado assunto, mas sim um planejamento baseado em palavras-chave definidas em conjunto com o contratante dos serviços e analisadas por profissionais de Marketing voltados à posicionamento em mecanismos de busca.

Quando criado um Blog bem estruturado, de acordo com métricas requisitadas pelos mecanismos de busca e produzido conteúdo de qualidade e relevância baseado no público-alvo certamente irá gerar acessos e consequentemente potenciais clientes. Apesar disso, o trabalho com o Blog não está apenas voltado a atrair os clientes e direciona-los a uma possível compra de um produto ou contração de um serviço, mas também trata-se de criar um relacionamento com seu público. Até porque quando falamos de blog, não há necessidade de falar de forma engessada com o cliente e/ou formal, assim como normalmente será abordado no site oficial da empresa.

 

SEO

Sabemos hoje que mensalmente cerca de 100 bilhões de buscas são feitas no Google. Cada busca realizada é feita de acordo com uma necessidade do usuário, tal como a busca da solução de um problema, a necessidade da contratação de um serviço e até mesmo a compra de determinado produto. Então, nesse momento em que sua empresa e/ou seu negócio deve aparecer para este potencial cliente.

Quando o assunto é SEO, é importante dizer que o intuito principal é fazer com que o seu Site esteja visível para quem está buscando seu tipo de negócio na internet, sendo assim gerando acessos e leads que podem vir a ser potenciais clientes.

Hoje os mecanismos de busca (tais como; Google, Bing, etc…) buscam apresentar ao usuário sempre o melhor conteúdo, mas levando em conta os requisitos SEO. Dessa forma, é exatamente isso que o Inbound Marketing busca: Oferecer de forma clara a melhor solução para o problema do usuário que fez a pesquisa.

O Google, assim como outros mecanismos de busca, utilizar diversos critérios que chamamos de métricas para verificar quais sites na internet são mais relevantes e que devem estar na primeira página de resultados da busca, assim sendo primordial um trabalho profissional de SEO considerando todos os critérios estabelecidos pelos buscadores.

Ter um site hoje que tem um bom conteúdo, mas que não segue os critérios e métricas dos mecanismos de busca, é o mesmo que ter uma ótima loja numa rua sem movimento, por isso é necessária que este item (SEO) seja sempre bem observado!

 

Links Patrocinados

Apesar de parecer que os anúncios pagos na internet vão contra o princípio do Inbound Marketing, na verdade este tipo de anúncio se bem aplicado e no momento certo, passa a ser uma ótima estratégia de Inbound Marketing.

Ao anunciar na internet em Links Patrocionados, é permitido que segmente seu produto e/ou serviço de forma muito específica para o público que deseja atingir, assim sendo uma campanha geralmente muito assertiva.

Existem diversas formas de anuncios, abaixo vamos citar as algumas das formas mais usuais e que no geral sempre apresentam os melhores resultados.

  1. Search (Anúncios na pesquisa)

Um dos mais comuns métodos de links patrocinados, a compra de palavras-chave no Google Adwords faz com que seu negócio seja destacado nas pesquisas, assim levando seu usuário ao site destino de forma clara e objetiva. A resposta da pesquisa do usuário irá ser direcionada a palavra-chave escolhida na gestão da campanha Adwords, dessa forma é importante a compra das palavras-chave corretas e mais acertivas possível. Além disso, o conteúdo no destino (Site ou Landing Page) deverá estar de acordo com as palavras-chave determinadas neste anúncio para alancar o índice de qualidade da campanha.

  1. Display (Anúncios em banners na rede de conteúdo)

Também é possível fazer anúncios em banners na rede de conteúdo do google, por exemplos, sites, blogs, remarketing e outros que sejam parceiros google (Google Adsense), assim gerando visitas através de cliques nos banners e etc.

Uma das grandes vantagens em utilizar os links patrocionados como estratégia Inbound Marketing é atrair visitantes de forma ágil e de curto prazo para seu site, blog ou landing page, assim gerando tráfego e aumentando sua relevância para os mecanismos de busca.

 

  1. Facebook Ads

Já é possível hoje em dia afirmar que cerca de 90% dos usuários da internet utilizam a rede social Facebook,  dessa forma caracterizando como a rede social com a maior audiência da internet de todos os tempos. Com o Facebook Ads é possível gerar anúncios segmentados, por exemplo determinando por interesses, região, faxa etária, dessa forma atingindo diferentamente um público com um possível interesse no anunciado. Geralmente o Facebook Ads é um dos principais canais de aquisição de Leads quando falamos em divulgação de materiais tais como; Ebooks, Webinars, Ferramentas online e etc.

Diferente do Google Adwords, o Facebook Ads é utilizado para gerar demanda de pessoas itneressantes em determinado serviço e/ou produto e tem se mostrado muito efetivo quando o assunto é cativar as pessoas e gerar interesse.

  1. Redes Sociais

Redes sociais são canais de grande relevância hoje em dia na internet, sendo assim uma ótima oportunidade de atrair seu público-alvo. Segundo pesquisas, uma a cada três pessoas utilizam redes sociais em seu dia a dia, devido a isso, é fundamental que uma empresa marque presença nestes canais.

Quando falamos de Inbound Marketing em redes sociais, existem diversas estratégias para se aplicar. Por exemplo, a divulgação de conteúdo de qualidade é uma excelente forma de atrair visitantes para seu site e como as redes sociais permitem um compartilhamento rápido de informações, esse tipo de mídia passa ser ainda mais efetivo.

Uma outra forma, é a interação direta com o usuário da rede social. Dessa forma o contato pode ser mais dinâmico e menos engessado,  sendo assim, essa forma descontraída gera um relacionamento mais próximo com seu público.

É importante através das redes sociais, construir um relacionamento mais direto com seu público e menos engessado, pois os usuários já utilizam essas plataformas para interagir com outras pessoas, sendo assim não é diferente para as empresas. Não é difícil até mesmo encontrar usuários que divulgam serviços e produtos de algumas empresas sem ganhar nada em troca, simplesmente pelo fato de gostar e/ou ter interesse por produto ou serviço prestado por determinada empresa, sendo assim este já é um enorme motivo para tratar estes potenciais clientes de forma diferenciada.

Através das redes sociais, que são ótimas fontes de informações, é possível identificar perfis de usuários com grande potencial de se tornarem clientes. Para uma estratégia de Inbound Marketing isso é fundamental, pois é possível abordar diretamente os potenciais clientes de forma descontraída e de acordo com o interesse daquele específico  usuário.

 

Para saber mais sobre como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa prosperar, entre em contato com nossa equipe!

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